Você está visualizando atualmente OUTUBRO ROSA – Conscientização para a Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama e de Colo do Útero.

OUTUBRO ROSA – Conscientização para a Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama e de Colo do Útero.

  • Autor do post:
  • Comentários do post:0 Comentário

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre as doenças, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 

Especialistas da área médica ressaltaram, em levantamento apresentado no ISPOR em 2017, que, ainda que a conscientização seja muito importante, é necessário cuidado com as mensagens divulgadas neste período. Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter em língua portuguesa mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.

(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Outubro_Rosa)

Para mais informações:

https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2021/eu-cuido-da-minha-saude-todos-os-dias-e-voce

https://accamargo.org.br/sobre-o-cancer/noticias/outubro-rosa-uma-selecao-de-conteudos-para-voce-saber-tudo-sobre-o-cancer

https://saude.abril.com.br/tudo-sobre/outubro-rosa/

https://www.uol.com.br/vivabem/faq/outubro-rosa-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-cancer-de-mama.htm

Deixe um comentário